sábado, 14 de novembro de 2015

Miss Simpatia...


A enfermeira Susan Berger a segurar a pequena Amanda Scarpinati.Foto de Carl Howard

"É necessária uma certa dose de estupidez 
para se fazer um bom soldado."
Florence Nightingale 

(enfermeira inglesa que se destacou pela sua dedicação durante a guerra da Crimeia)


E acabaram de me chamar isto. Muitas vezes não sou Miss Simpatia, sou só Miss Obrigação no limite do que é cordial, razoável, aceitável, responsável. E é triste que assim seja. Sei disso. Acontece simplesmente porque estou demasiado cansada, às vezes também revoltada com o que me rodeia quando as injustiças das escolhas levam quem adora viver e deixam penosamente quem se esforçou por morrer. Não gosto de ver premiado com a bola preta quem joga tudo para ganhar. Sabem, esta sou eu, a que detesta injustiças.

Ou quando o meu esforço se dilui no volume de doentes e nos tempos de espera - e toda a gente sabe que quem espera desespera, ou porque toda a gente sabe que somos sempre poucos para muitos e por muito que façamos é sempre muito pouco para quem está doente e inconsolável, demasiado fragilizado para ver para além do que precisa desesperadamente. Ou... Ou... porque contra todas as previsões e prognósticos sou apenas humana. 

Às vezes excedo-me. E sou recompensada com mimos, e muitos beijinhos e festinhas. Hoje foi com tudo isso e mais uma caixa de barrinhas de chocolate da Kinder. Das grandes. 

E sorrio feliz porque sou uma privilegiada e faço o que gosto, povoo os meus dias de pessoas. Ainda há boas pessoas. E eu gosto de pessoas.

2 comentários:

  1. ninguém consegue ser perfeito todos os dias, mas há pessoas que o são a maior parte dos dias... imagino que nã seja fácil, mas todos agradecemos o teu empenho. Obrigado AC. beijo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel Mau-tempo: Agradecem-me em sorrisos e isso é tão bom.

      Eliminar

Diz aí nada ou coisa nenhuma.